A incrível febre da humanidade pela LUA

A incrível febre da humanidade pela LUA

Sobretudo, de todos os corpos celestes que captam nossa atenção e fascínio como astrônomos, nenhum tem maior influência na vida no planeta Terra do que seu próprio satélite natural, a lua.

Quando você pensa sobre isso, antecipadamente consideramos a lua com um significado tão poderoso que, ao contrário das luas de outros planetas aos quais damos nomes, apenas nos referimos à nossa única órbita orbital como A lua. Não é uma lua. Para nós, é a única lua.

Ainda assim, a lua abre caminho em nossa maneira de pensar, nossos sentimentos sobre romance, nossa poesia e literatura e até mesmo como nos sentimos sobre nossa vida cotidiana em muitos casos.

A incrível febre da humanidade pela LUA
A incrível febre da humanidade pela LUA

Não são apenas as sociedades primitivas que atribuem à lua oscilações de humor.

Mudanças na conduta social e mudanças no clima. Mesmo hoje, a lua cheia pode ter um efeito poderoso sobre essas forças que reconhecemos, mesmo que não possamos explicá-las cientificamente.

O fenômeno físico mais óbvio que é diretamente afetado pela gravidade da lua são as marés do oceano. As marés são parte integrante da forma como a vida marítima é regulamentada e das idas e vindas do mundo da pesca nas comunidades costeiras.

Mas poucas pessoas sabem que em certas épocas do ano, quando as órbitas da terra trazem o sol e a lua para o alinhamento correto, pode haver efeito de maré em corpos d’água interiores e até mesmo na terra sólida.

Anos atrás, quando a órbita da lua estava mais perto da Terra, foi o efeito da lua que causou mudanças massivas na topografia da terra e também na deriva continental. Isso reflete o poderoso efeito que a lua teve na história humana e também na história geográfica global.

A incrível febre da humanidade pela LUA
A incrível febre da humanidade pela LUA

Você pode às vezes se perguntar de onde veio a lua?

A lua teria sido um planeta que viajou muito perto da Terra e foi capturado em nossa órbita? Na verdade, a teoria prevalecente da ciência moderna é que a lua foi o resultado de uma colisão em grande escala com a Terra. Ainda em desenvolvimento no início de seu desenvolvimento, o que fez com que este grande “mandril” girasse em um corpo orbital.

Isso explica a semelhança na composição, conforme foi confirmado por muitas das missões espaciais exploratórias lunares conduzidas pela NASA.

Mas este pano de fundo também destaca outra influência importante que a lua teve no desenvolvimento da Terra, que raramente é reconhecida e que é a estabilização do padrão orbital da Terra.

A maioria sabe que a Terra não é redonda, mas sim uma orbe em forma de ovo.

Para ser franco, a Terra iria oscilar. Sem a influência estabilizadora da lua, esta forma mudaria dramaticamente, então a inclinação do eixo, isto é, as calotas polares mudariam dramaticamente com cada rotação sazonal produzindo climatério, mudanças muito mais violentas e drásticas do que estamos acostumados.

É possível que a vida como a conhecemos não poderia ter se desenvolvido aqui se a lua não estivesse lá para “manter a Terra alinhada” e continuar a estabilizar a posição orbital da Terra para que nosso clima pudesse permanecer estável e ameno.

Uma terceira influência significativa da lua vem dessa origem, vindo de uma colisão que “arrancou” o corpo lunar do núcleo em desenvolvimento da Terra.

A incrível febre da humanidade pela LUA
A incrível febre da humanidade pela LUA

Por causa dessa interrupção no desenvolvimento do núcleo do nosso planeta. Os metais que geralmente estão intactos no núcleo do planeta estão, na verdade, espalhados para cima e para baixo na geografia da Terra de diversas maneiras.

Normalmente, os metais do planeta estão todos concentrados nas profundezas do núcleo. Mas, por causa da colisão que colocou a Lua em órbita. Em outras palavras, este metais que têm sido cruciais para o desenvolvimento de nossas culturas industriais e tecnológicas estão prontamente disponíveis e são fáceis de minerar.

Isso, novamente, é algo pelo qual podemos agradecer a presença daquela linda lua no céu.

Veja também

E se eles deixassem VOCÊ executar o Hubble?

Idéias para tatuagens da antiguidade à era espacial

Domine as ferramentas de edição de fotografia profissionais como Lightroom

Tenha noções avançadas em cores, teorias, branding, tipografias e criação de marcas

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.