O universo através dos olhos de uma criança

O universo através dos olhos de uma criança

Primeiramente, há algo sobre a paternidade que nos dá um senso de história e um desejo profundamente enraizado de enviar para a próxima geração as grandes coisas que descobrimos sobre a vida. E parte disso é o desejo de inspirar em nossos filhos o amor pela ciência, pelo aprendizado e, particularmente, o amor pela natureza.

Seu fascínio pelo universo e como explorá-lo, como tantas vezes fazemos no campo da astronomia, pode ser altamente acadêmico e árido, como talvez fosse se você fizesse um curso de astronomia.

Mas quando você sai em campo à noite, seu equipamento está perfeito e o céu noturno ganha vida com a atividade, não há nenhuma outra experiência como esta e que gere tanta emoção para a criança. E é esse tipo de experiência que queremos que nossos filhos amem tanto quanto nós.

Na verdade, não é um grande salto da brincadeira para o aprendizado para as crianças quando se trata de aprender sobre o mundo natural, ciência e astronomia.

O universo através dos olhos de uma criança

A exploração é uma parte natural da criança

Contudo, se pudermos encontrar maneiras de aproveitar esse desejo natural de explorar e inspirar uma paixão para a vida toda pela astronomia, teremos dado ao nossos filhos um presente muito grande.

Contudo, com algumas atividades familiares simples, podemos incutir esse amor pela astronomia em nossos filhos. E aqui estão algumas idéias.

1º – Torne a contemplação das estrelas parte da rotina da vida familiar. E se você já adora sair de casa para observar as estrelas, esta no caminho correto.

Faça com que todos entrem em ação. As crianças vão adorar e ansiar por essas noites tanto quanto ir a um circo.

Faça de cada nova experiência de crescimento na astronomia um novo limiar. Contudo, as primeiras experiências podem ser o que você também experimentou quando era criança, apenas deitado de costas no seu quintal com o panorama das estrelas no alto, tentando observar e absorver toda a informação.

O universo através dos olhos de uma criança
O universo através dos olhos de uma criança

Vá em frente e desafie-os a contar as estrelas.

Este é um exercício divertido e que eles utilizarão para usar como uma história com seus filhos quando fizerem a mesma coisa em algumas décadas a frente.

Leve-os ao longo do caminho do aprendizado, apresentando o binóculo para que possam se concentrar em áreas específicas do céu noturno.

Agora, sem duvidas eles estão fisgados e querem saber por que algumas estrelas são mais brilhantes do que outras. Eles não têm ideia que estão indo para a escola de astronomia e nem sabem disso. Você pode contar a eles sobre as constelações ao mostrar como encontrá-las. Hoje existem aplicativos para celulares que podem ajudar neste processo.

Por serem capazes de encontrar coisas nessa massa de estrelas e sabendo que há uma quantidade tão vasta de outras que podem identificar, eles estão mais maduros para aprender com os mapas estelares e sobre como as galáxias foram criadas e funcionam.

O universo através dos olhos de uma criança
O universo através dos olhos de uma criança

Pense na empolgação de uma criança ao notar as mudanças no céu noturno.

As fases da lua e o efeito da rotação da Terra em relação a posição dos planetas. Ajuda a encontrar seus corpos celestes favoritos todas as noites. E em pouco tempo, eles aprenderão a mapear o movimento das estrelas, assim como os primeiros astrônomos faziam.

Em outras palavras, você será pego pela empolgação de encontrar coisas novas para revelar à sua excitada tripulação de novos astrônomos.

Quando você revelar que está indo para um safári para ver um eclipse, uma chuva de meteoros ou o aparecimento único de um cometa, esse presente será tão grande quanto qualquer coisa que você possa oferecer para eles no Natal.

As maravilhas do céu noturno irão cativar seus filhos de tal maneira, assim como aconteceu contigo em anos atrás. E você terá feito a eles o maior favor que poderia fazer ao torná-los amantes eternos do nosso universo.

Veja também

A incrível febre da humanidade pela LUA

E se eles deixassem VOCÊ executar o Hubble?

Crie jogos com os softwares mais atuais do mercado e em realidade aumentada

Super projetos de arquitetura profissionais em 3D

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.