Saiba porque os idosos estão pagando mais caro nos seus seguros de carro no exterior

Saiba porque os idosos estão pagando mais caro nos seus seguros de carro no exterior

Saiba porque os idosos estão pagando mais caro nos seus seguros de carro no exterior o que leva-nos a uma pergunta que não quer calar e, como ficarão os seguros de automóveis no Brasil nos próximos dez anos?

Primeiramente houve mais de 500 ocorrências graves no ano passado em que os motoristas tinham mais de 70 anos de idade, relata o Institute of Advanced Motoring. Essa estatística representa 8% do total nacional de 7.035 ocorrências semelhantes, isso só nos Estados Unidos. Isso mostrou ao mundo que significa que os maiores de 70 anos têm mais ocorrências graves por quilômetro do que qualquer outro setor da população.

Essa visão é apoiada pela Association of British Insurers, cuja pesquisa mostra que os motoristas com mais de 70 anos têm 13% mais chances de abrir chamados no seu seguro automotivo do que os motoristas com idade entre 40 e 50 anos.

Saiba porque os idosos estão pagando mais caro nos seus seguros de carro no exterior
Saiba porque os idosos estão pagando mais caro nos seus seguros de carro no exterior

Os motoristas idosos vão dobrar em dez anos

Como a previsão é de que o número de motoristas idosos dobrará nos próximos dez anos, isso irá representar um problema para o setor de seguros de carro, na polícia e, na verdade, em todos os serviços de emergência!

Você provavelmente pode prever a resposta do setor de seguros. Muitas seguradoras já reconhecem que motoristas com mais de 80 anos correm um risco tão alto e acabam cobrando prêmios correspondentes! Alguns estão até cobrando prêmios progressivamente quando o motorista chega aos 60 anos. Então, aos 70, você descobrirá que muitos seguros simplesmente vão se recusam a oferecer uma cobertura.

A Norwich Union e a Esure não cotam depois dos 70 e quando o motorista chega aos 80, o campo se restringe a seguradoras especializadas que seguram motoristas idosos. Cornhill só aceita novos segurados de até 84 anos, mas se você estiver segurado por eles por alguns anos, não há limite máximo de idade. RIAS e Saga também têm o prazer de considerar os carros mais antigos.

Homens e mulheres idosos, vão pagar as mesmas taxas?

Como o preço do seguro de carro é baseado na experiência de sinistros históricos. Um motorista do sexo masculino de 75 anos poderá pagar pelo menos 33% a mais do que se tivesse 50.

Quando o motorista chega aos 80 anos, os prêmios atingem os níveis de piloto masculino! Contudo, se você está no início dos seus 50 anos, continue sorrindo com os prêmios mais baixos que já experimentou. Eles não vão durarão para sempre!

Embora as mulheres mais jovens sejam conhecidas por sua direção segura, elas se tornam mais propensas a acidentes à medida que envelhecem. Enquanto os motoristas do sexo masculino melhoram com a idade. As motoristas idosas acabam pagando as taxas mais altas do seguro.

Saiba porque os idosos estão pagando mais caro nos seus seguros de carro no exterior
Saiba porque os idosos estão pagando mais caro nos seus seguros de carro no exterior

É um fato biológico que a visão e os tempos de reação pioram com o avançar da idade. E com o tráfego se tornando mais pesado e as redes rodoviárias cada vez mais complexas. Os motoristas idosos podem ficar mais facilmente desorientados e confusos.

Uma fração de segundo pode fazer a diferença

Mesmo uma fração de segundo de atraso pode fazer a diferença entre um acidente e um quase acidente. As seguradoras estão reagindo insistindo que mais motoristas idosos façam um exame médico antes de concordar em fornecer o seguro.

O melhor conselho é criar um registro no seguro com o mínimo possível de reclamações. Ou até mesmo sem reclamações ou comprar a proteção contra reclamações. Essa proteção custa um pouco mais caro, mas vale a pena o dinheiro gasto.

Existem algumas etapas simples que os motoristas mais idosos, e na verdade todos os motoristas, podem seguir para reduzir a probabilidade de sofrerem um acidente. E assim, se tornarem mais seguráveis. Geralmente é mais sobre essas pequenas coisas e estar alerta para prováveis problemas.

Por exemplo, os estacionamentos são um terreno fértil para pequenas ocorrências. Saber disso e tomar mais cuidado ajuda muito. Antes de voltar para o carro, dê uma volta para ver quanto espaço você tem. Em seguida, saia com cuidado, certificando-se de que outros motoristas no estacionamento não estejam entrando na área para a qual você está se dirigindo.

O fator físico dos condutores importa?

Então, se o passar dos anos enrijeceu o pescoço e a visibilidade em toda a volta é um pouco mais difícil. Tome um cuidado especial nos cruzamentos e também na marcha à ré.

Lembre-se de mover a cabeça e girar os ombros, dessa forma, você aumentará o alcance da sua visão.

Muitas das políticas para motoristas mais velhos contêm disposições especiais destinadas a ajudá-los. Na apólice da seguradora, por exemplo, ter um registro sem reclamações e se um casal estiver segurado e o motorista principal decidir parar de dirigir. O cônjuge pode assumir o registro sem reclamações.

Outras apólices também oferecem cobertura de seguro total para quem assume a direção em uma emergência.

Saiba porque os idosos estão pagando mais caro nos seus seguros de carro no exterior
Saiba porque os idosos estão pagando mais caro nos seus seguros de carro no exterior

Em ações para diminuir o número de acidentes envolvendo idosos. O governo do Reino Unido está investigando a questão da deterioração da saúde entre os motoristas idosos. Parece estar considerando a ideia de exames de saúde obrigatórios para motoristas idosos. Ao mesmo tempo, alguns conselhos locais estão introduzindo iniciativas próprias.

O conselho de Torbay lançou um esquema para encorajar as famílias e os médicos de família a assumirem mais responsabilidade. Por encorajar motoristas idosos que não dirigem realmente em forma, a desistir.

Qual seria o melhor momento para abandonar a direção?

Um porta-voz de segurança no trânsito do conselho de Torbay disse:

“O problema é que os idosos nem sempre podem se ver quando é realmente hora de parar de dirigir, então as pessoas mais próximas a eles devem assumir a responsabilidade por isso”.

Do mesmo modo, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Motoristas Avançados confirma que os motoristas mais velhos estão cientes de que representam um risco aumentado de acidentes.

Sete em cada dez motoristas mais velhos entrevistados disseram que gostariam de fazer um curso de atualização para habilidades de direção em autoestradas. E seis em cada dez queriam melhorar seu desempenho em cruzamentos e em estradas sem iluminação.

Por fim, em resposta a essas questões, o Instituto estendeu seus testes avançados a não-membros mais velhos para incentivá-los a melhorar e aumentar a confiança. Os testes também ajudam a identificar quaisquer problemas graves que devem encorajar o motorista a “pendurar as chuteiras” na direção.

Veja também

7 maneiras de reduzir o valor do seguro do seu carro

5 fatos que você precisa saber sobre o seu seguro de saúde em época de economia ruim

Escola online que prepara guerreiros para o mercado de trabalho

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.